Vascão

Vascão
Minha Paixão

sábado, 9 de abril de 2011

Assessor diz que Juninho está próximo do Vasco

Após Roberto Dinamite afirmar durante vários momentos que Juninho Pernambucano irá retornar ao Vasco nesse ano de 2011, agora foi a vez do assessor do jogador praticamente decretar o acerto entre o Gigante da Colina e o atleta.

Em seu Twitter (veja), Flávio Dias informou que o o sonho de milhares de vascaínos está próximo de ser realizado. Segundo ele, essa próxima semana será fundamental para o anúncio oficial.

Confira o que o assessor declarou:

"Juninho Pernambucano muito próximo de realizar sonho de milhares de vascaínos. Semana que vem será decisiva para o anúncio oficial.Paciência" - disse.

Vasco vence, rebaixa a Cabofriense e deixa classificação encaminhada

Vitória no sufoco e classificação próxima (Ivo Gonzalez / Agência O Globo) Embalado pela classificação na Copa do Brasil, o Vasco recebeu a Cabofriense neste sábado em São Januário, e sofreu para vencer pelo placar de 2 a 1, pela sétima rodada da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. O resultado rebaixou a equipe da Cabofriense.

O Vasco abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo. Éder Luis entrou na área pela direita e tocou para Bernardo. Ele dominou, limpou a marcação e chutou rasteiro no canto do goleiro.

O empate dos visitantes aconteceu aos 34 minutos. Éverton deu ótima enfiada para Assumpção, que entrou na área e chutou cruzado. Fernando Prass espalmou, mas no rebote Zotti mandou para o fundo da rede.

Na segunda etapa, o Vasco pressionou bastante, e a vitória veio no final da partida, aos 41 minutos. Alecsandro cobrou pênalti com categoria e deu números finais ao jogo.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Vasco responde ao jornalista Milton Neves

Vasco responde a Milton Neves
Vasco responde a Milton Neves
Crédito: Site Oficial do Vasco
O apresentador de esportes Milton Neves por intermédio de seu twitter, e em entrevista à Rádio Manchete, fez comentários desrespeitosos e absolutamente distanciados da realidade em relação à história centenária do Club de Regatas Vasco da Gama e à sua imensa torcida que merecem ser respondidos.

Suas palavras causaram no mínimo, estranheza, não somente pelo tom sarcástico e agressivo, como também pela insistência em qualificar o Vasco de time pequeno e seus torcedores de "trouxas e imbecis". Tanto um quanto o outro (clube e torcedores vascaíno), são merecedores do máximo respeito por parte de qualquer pessoa e, principalmente, dos profissionais de imprensa. E você Milton, não é exceção.

Para avivar a sua memória, saiba que o Vasco é pioneiro no combate a todo tipo de preconceito e isso vem de muito tempo. Talvez, por essa razão, você tenha esquecido da contribuição dada pelo nosso clube à História (assim mesmo, com "H" maiúsculo) do Brasil, não só no esporte, como também a várias causas políticas e sociais em nosso país. Como pode menosprezar os grandes feitos do Vasco em todo tipo de modalidade esportiva que deu ao clube até agora, 116 títulos só no futebol e sem contabilizar os amistosos? Posso destacar entre eles, três sul-americanos, e quatro nacionais. Não podemos esquecer o mais recente Campeonato Mundial de Beach Soccer. Vale lembrar o Torneio de Paris (França): 1957 (2° campeonato Mundial);Taça Tereza Herrera (Espanha): 1957 ;Torneio de Santiago (Chile): 1957 e 1963; Torneio Pentagonal do México (México): 1963; Torneio Cidade de Elche (Espanha): 1979; Torneio Cidade de Sevilha (Espanha): 1979; Troféu Colombino (Espanha): 1980; Torneio Fest D'Eix (Franca): 1980; Torneio Ilha de Funchal (Portugal): 1981; Torneio de Verão (Uruguai): 1982; Copa de Ouro (Los Angeles, EUA): 1987; Copa Tap (Newark, EUA): 1987; Torneio; Ramon de Carranza (Espanha): 1987/88/89;Torneio da Lorena (França): 1989; Torneio da Amizade (África): 1991; Troféu Cidade de Barcelona (ESP): 1993; Troféu Cidade de Zaragoza (ESP): 1993; Torneio de Palma de Mallorca (Espanha): 1995; Troféu Bortolotti (Itália): 1997 entre outros.

O jornalista diz que o Vasco "outrora exemplar, líder e ganhador", hoje, não passa de um clube com restinho de grife. Repudio a sua tentativa em reduzir o Vasco a uma grife (marca que caracteriza objetos de luxo). O nosso clube é de massa; é do povo sem acepção de pessoa. É isso que torna o Cruz-Maltino um clube diferenciado dos demais. O Vasco é único, apesar dos pesares.

Voltando às causas sociais, Milton, anote aí, para não esquecer: o Vasco foi o único clube carioca a manter em suas dependências uma Escola de Instrução Militar, formando mais de 10 mil recrutas para o Exército Brasileiro que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) . O Vasco foi também o único clube de futebol a doar dois aviões para a FEB, na campanha da II Guerra Mundial. Estes fatos podem não ter nenhum significado para você, mas eles são orgulho dos torcedores vascaínos, a quem você chama de "trouxas e imbecis".

Foi justamente o Vasco, jornalista Milton Neves, o primeiro clube brasileiro a se insurgir contra o preconceito racial e social no esporte. Não sei se você, Milton Neves, conhece a fundo a história do esporte nacional, porque se a conhecesse, não poderia jamais tentar apequenar o Vasco, este gigante, que foi o primeiro clube brasileiro a conquistar um título internacional, fora de casa: o Sul-Americano de 1948.

Outro fato que surpreende pelo seu ineditismo e que é único na história cultural de nosso país é que o Vasco foi o único clube de futebol a abrigar nas dependências de sua sede em São Januário em 1943 e 1945, um desfile oficial de escolas de samba. Esse é ou não é um clube diferente dos outros? Essa é ou não é uma história como a de nenhum outro clube de futebol em todo o mundo? Dá ou não dá orgulho ser vascaíno?

Todos sabem, à exceção de você, que o Vasco é um gigante. Além do mais, temos um futuro ainda mais brilhante, que precisa ser construído no dia a dia, mesmo que isso incomode a alguns. E, para terminar, de modo a mostrar nossa grandeza não só no futebol, mas também nas relações cívicas, o convido, apesar das suas críticas, a nos visitar e conhecer a nossa história mais de perto, inclusive a nossa Sala de Troféus, que surpreende pela sua beleza e riqueza.

Saudações vascaínas,
ROBERTO DINAMITE
Presidente do Club de Regatas Vasco da Gama.

Vasco 'entra na briga' pelo goleiro Welligton, do ABC

O goleiro Welligton do ABC tem sido alvo de grandes especulações sobre uma possível transferência para o futebol português em agosto. Mas, um encontro entre o vice-presidente de futebol do ABC, Flávio Anselmo e o diretor de futebol do Vasco, Rodrigo Caetao pode mudar o rumo do atleta.

Segundo garantiu Anselmo, os dois tiveram uma conversa e existe a expectativa de que o goleiro faça parte do elenco do São Januário.

- Almocei com o Rodrigo Caetano. O jogador está sendo pretendido por alguns clubes, mas não existe nada de concreto. O que existe são perspectivas muito positivas e a expectativa é de que daqui para agosto o Welligton saía - garantiu Anselmo.

Flávio ainda sinalizou a possibilidade de a negociação abrir caminho para que jogadores cruzmaltinos possam desembarcar em Natal.

- Existe a intenção do Vasco em nos ajudar também com a cessão de atletas. Colocamos alguns nomes que tínhamos interesse e eles vão esperar o término do estadual para termos uma definição - finalizou.

Rumores dão conta que, no final do ano passado, o jogador chegou a receber sondagens de Ponte Preta, Flamengo e Santos no final do ano passado. O goleiro tem contrato com o ABC até 31 de dezembro de 2014.

A multa rescisória é R$ 1,2 milhões para clubes brasileiros e R$ 2 milhões para equipes de fora do país.

Vasco se prepara para possível saída de jogadores no meio do ano

Se no início do ano a saída do zagueiro Dedé era o que mais preocupava torcedores e dirigentes, as boas contratações feitas no Vasco preocupam, já que com jogadores renomados em seu elenco o clube pode perder peças durante o Brasileiro.

O caso do camisa 26 é o que mais preocupa. O zagueiro desperta interesse de clubes como Genoa (Itália) e Benfica (Portugal). Com os elogios do técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, a cobiça por Dedé tende a aumentar.

Diego Souza, que já jogou no Benfica, de Portugal e tem passagem pela seleção é um potencial alvo. Assim como Leandro, que já atuou no Japão e na Rússia e vem amargando o banco de reservas. O meia Jeferson já teve proposta do futebol russo.

Outros casos que preocupam são Fellipe Bastos e Eder Luis, que pertencem ao Benfica, cujos empréstimos terminam no meio do ano. O clube já conversou com os dirigentes portugueses para a manutenção dos dois jogadores.

Sabendo disso, o presidente Roberto Dinamite já planeja o time para o segundo semestre e o nome de Juninho Pernambucano é o sonho de todos em São Januário. O jogador deve voltar ao término do seu contrato no Catar.

Dois jogadores do Nova Iguaçu que se destacaram no Campeonato Carioca, o goleiro Diogo e o atacante William Barbio, chegam para compor o elenco.

— A equipe encorpou, as necessidades que o treinador solicitou aconteceram. Isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Ainda tem muita coisa para acontecer dentro plantel, como por exemplo, a vinda de alguns jogadores. Eu acredito no trabalho, na competência de quem está à frente da equipe. Acho que essa é a função do dirigente: proporcionar e dar condições para que o futebol possa ir bem — disse o presidente Roberto Dinamite.

Vasco avança com vitória de virada sobre o ABC

Aos 32 do segundo tempo, Bernardo salva a pátria do Vasco
Foto: Maurício Val/FOTOCOM.NET
Aos 32 do segundo tempo, Bernardo salva a pátria vascaína
O Vasco sofreu, mas venceu por 2 a 1 o ABC, nesta quarta-feira, em São Januário, e se classificou para as oitavas-de-final da Copa do Brasil. Os cruz-maltinos saíram atrás no placar após o gol de Cascata para os vistantes no primeiro tempo. No entanto, na etapa final, chegou a virada com gols de Alecsandro e Bernardo. Com o resultado, os cariocas vão encarar o Náutico na próxima fase da competição.
Os vascaínos começaram bem a partida, mas não acertavam o gol do ABC, que em sua primeira chance abriu o placar com o meia Cascata. Somente no segundo tempo o Vasco conseguiu a virada. Logo no início, Alecsandro, de pênalti, ingualou o marcador. Já aos 32 minutos, foi a vez de Bernardo fazer o segundo para a explosão de alegria da torcida.
O jogo – O Vasco começou a partida pressionando o ABC em seu campo de defesa. Nos primeiros minutos, os cruz-maltinos arrisacaram muitos chutes de fora da área, mas nenhum com perigo ao gol de Wellington. Somente o atacante èder Luís chutou de dentro da área, só que fraco e na mão do arqueiro adversário. Os vistantes apenas se defendiam e quando conseguiu passar do meio-de-campo logo eram desarmados pela zaga carioca.
No entanto, enquanto o Vasco não conseguia finalizar com perigo ao gol do ABC, os visitantes abriram o placar na sua primeira oportunidade, aos 18 minutos. O meia Cascata passou com facilidade pelo lateral-direito Allan, entrou na área em diagonal e chutou cruzado sem defesa para Fernando Prass.
Somente depois do revés, o Vasco acertou o gol do ABC com certo perigo. Aos 20 minutos, o zagueiro Anderson Martins arriscou de fora da área e obrigou o goleiro Wellington a espalmar para longe. Dois minutos depois foi a vez de Alecsandro finalizar para boa defesa do arqueiro potiguar.
Após um período de pressão, os cruz-maltinos não conseguiram manter o ritmo e viram o ABC passaram a avançar nos contra-ataques com mais frequência. Os donos da casa só voltaram a assustar aos 36 minutos quando Felipe entrou na área e chutou. A bola desviou na zaga e quase entrou.
Nos minutos finais, o Vasco seguiu buscando o empate e perdeu sua melhor chance no lance final da etapa inicial. Diego Souza recebeu a bola, entrou na área, mas chutou na rede pelo lado de fora. Com isso, os cruz-maltinos foram para o intervalo atrás no placar.
Assim como no primeiro tempo, o Vasco iniciou a etapa final pressionando o ABC. No entanto, desta vez, os cruz-maltinos conseguiram o gol logo no início. O lateral-esquerdo Ramon foi derrubado pelo zagueiro Thiago Garça dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Por ter feito a falta, o jogador potiguar foi expulso, pois já tinha cartão amarelo. Na cobrança, Alecsandro chutou no meio e empatou o jogo em São Januário.
O gol inflamou a torcida e o time do Vasco, que passou a dominar inteiramente a partida. Os cruz-maltinos tiveram duas grandes chances seguidas. Aos 14 minutos, Alecsandro recebeu passe, entrou na área e tocou na saída de Wellington. Mas, o goleiro do ABC fez grande defesa. No minuto seguinte, após cruzamento rasteiro, novamente Alecsandro tentou de letra, mas a finalização saiu fraca.
Mesmo com um a menos, o ABC conseguiu assustar aos 28 minutos. O lateral-direito Pio acertou boa cobrança de falta e obrigou Fernando Prass a espalmar para escanteio. A resposta do Vasco veio três minutos depois. Diego SOuza recebeu dentro da área e chutou, mas a bola passou a esquerda do gol potiguar.
De tanto insistir, o Vasco chegou a virada aos 32 minutos. Em boa jogada pela direita, Éder Luís chegou na linha de fundo e cruzou para trás. A bola chegou em Bernardo, que dominou e chutou para o gol para a alegria e alívio da torcida.
Após o segundo gol, os donos da casa passaram a administrar o resultado. Com um homem a mais em campo, o Vasco buscou tocar a bola no seu campo de ataque até o apito final do árbitro. Os cruz-maltinos ainda tiveram que segurar algumas investidas dos vistantes, mas souberam marcar e saíram de campo com a classificação.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Treino tem muita chuva e recreativo com direito a queima de fogos

treino Vasco (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
A terça-feira, véspera da partida contra o ABC, pela Copa do Brasil, foi de treino leve para os jogadores do Vasco. A equipe fez um aquecimento jogando futevôlei e depois houve o tradicional recreativo. Quando uma das equipes entrou em campo, houve até uma rápida queima de fogos. O responsável foi um funcionário do clube, que alegou ter feito isso a pedido de um jogador. O atleta em questão, segundo os próprios companheiros, foi o meia Felipe, que comemorou o fato de o seu time ter vencido os últimos cinco "rachões".
A iniciativa, no entanto, não deu muita sorte, já que a equipe adversária, do zagueiro Dedé, venceu por 5 a 2. A atividade foi disputada sob forte chuva, o que não diminuiu nem um pouco a animação e o empenho dos atletas. O atacante Alecsandro, que marcou dois gols contra o time de Felipe, disse que a queima de fogos é sinal do bom ambiente que o Vasco vive.
- Tem o time do Felipe, que tinha cinco vitórias seguidas. Ele não é bobo, queria contar com a minha presença, mas no dia que fui jogar o meu primeiro, tinham dois a mais no dele. Fui para o que estava perdendo. Disse que não era o salvador. Salvador é na Bahia. O ambiente está legal. Entraram com fogos de artifício e tudo. Com a minha chegada e do Diego Souza, motivamos mais o nosso time. Disse para ganharmos só para acabar com a festa deles. Marquei por dez rachões, agora eles não podem contar com meus gols por um bom tempo - divertiu-se o camisa 9.
O Vasco enfrenta o ABC nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), em São Januário. Como houve um empate em 0 a 0 na partida de ida, em Natal, a equipe da Colina precisa vencer para avançar às quartas de final. Qualquer empate diferente de 0 a 0 favorece o time potiguar.
Dedé treino Vasco (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)